Independente de resultado e das atuações de Inter e Grêmio no Gre-Nal 431, em jogo de ida das finais do Campeonato Gaúcho 2021, Santa Maria esteve representada em duas frentes.
Na casamata gremista, o técnico Tiago Nunes, estreante em Gre-Nais. Foi a sétima partida do treinador trabalhando na equipe principal do Tricolor e a sétima vitória, o que garante 100% de aproveitamento a ele.
Papel não menos importante, também no clássico, teve o árbitro do Coração do Rio Grande Anderson Daronco. Pela oitava vez na carreira, ele foi o comandante do espetáculo e teve de segurar os ânimos de um confronto que mexe com “os nervos” de todo o Rio Grande do Sul.
Aos três minutos do segundo tempo do Gre-Nal vencido pelo Grêmio por 2 a 1, houve um contato direto entre os dois santa-marienses: o treinador tricolor reclamava de decisões da arbitragem e Anderson Daronco foi até a beira do gramado e advertiu Tiago Nunes com o cartão amarelo.
Na “leitura labial”, foi possível entender: “Deu para ti. Na próxima vai sair”, disse Daronco com o braço riste se dirigindo a Tiago Nunes. Um episódio normal em futebol, que, talvez, tenha passado despercebido para quem acompanha o espetáculo, mas, para quem é de Santa Maria, chamou a atenção. Em meio a tantos problemas em que vivemos na pandemia, a cidade está em evidência no futebol estadual. Tiago Nunes e Daronco ocupam cargos de relevância.